SECREÇÃO OU CORRIMENTO?

Você sabe qual é a diferença entre secreção e corrimento?

Apesar de serem casos bens comuns, esse é um assunto que gera algumas dúvidas e, muitas vezes, a mulher não tem certeza se deve se preocupar ou não.

É muito importante dizer que toda mulher possui uma secreção vaginal normal, que tem a função de lubricar a vagina, protegendo o tecido de lesões. Por ser um processo natural do corpo, ela não coça, não arde, não dói a região durante o sexo, não tem cheiro desagradável e é fluida, com cor branca ou transparente.

Durante o período de ovulação ou pré-ovulação, é normal que essa produção seja um pouco maior, mas isso também não é motivo para se preocupar.

O corrimento é justamente o contrário. Por indicar uma infecção vaginal, ele possui cheiro forte, pode doer, coçar, incomodar ou gerar certa ardência na região. Esse problema pode ser causado por diversos motivos e deve ser tratado com um ginecologista, já que pode levar a infecções no colo do útero ou até a infecções generalizadas e comprometer a fertilidade da paciente.

Por tanto se você notar alguma alteração procure logo seu médico e realize os exames que ele indicar para o quanto antes iniciar o tratamento e evitar maiores danos a sua saúde.

Lembre-se também de fazer anualmente sua citologia, prevenção é sempre a melhor solução. E quem se ama se cuida.

#saudedamulher #saude #prevencao #cuidado #diagnostico #laboratorio #adolfolutz #citologia

Fonte: Saúde Alba